terça-feira, 8 de novembro de 2011

A corrupção nossa de cada dia.

Não tem jeito. Se não começar por mim, não vai. Se não começar por você, também não vai. Como diria o outro: "Nunca antes na história deste país..." falou-se tanto sobre corrupção! 

Através do Facebook, Twitter e afins, grandes mobilizações aconteceram de norte a sul do Brasil. Isso é muito bom. É ótimo para dizer a verdade! Eu mesmo fui em algumas. Acredito que é necessário um começo para que aconteça uma revolução. Nem precisa ser grande. Sendo revolução, basta. Desde que voltamos a viver 'democraticamente' (cabe aí outra discussão), somente agora as pessoas começam a questionar mais, a cobrar mais daqueles que estão nas casas do poder por intermédio do voto. Ainda é bem tímida essa reação, mas como diz um de meus irmãos a história está aí para provar que os acontecimentos tem seu ritmo que para nós, geralmente é lento. Na verdade não é. Uma transformação leva tempo e temos que aceitar. Se metermos o bedelho, sai merda.

Transformação não é fácil. Metamorfose, diz-se, é dolorida. Já ouvi falar que esse é o motivo, ou um dos motivos, de levar anos até alcançarmos a nossa estatura máxima. Pois poderíamos crescer em alguns dias após o nascimento, não? Mas, como a dor seria insuportável levamos alguns anos para isso. E nesse percurso crescemos também como pessoas. Amadurecemos (nem sempre!) e crescemos. É necessário para podermos entender o mundo ao redor. Conhecermos os outros, situações, agregar conhecimento para então tomarmos decisões.

Tá certo. Dito isso pensemos então em nossos políticos corruptos. Que canalhas, não? Que safados, hein? Que belos filhos de uma puta, não é? É. Mas, (o que seria da vida sem o mas?) para existir um corrupto deve existir um... corruptor! E quem seria o corruptor?

Para que nosso país, nossa comunidade possa existir sem esta aura de corrupção, sem este dia a dia permissivo, a mudança deve acontecer primeiramente em nós. Devemos amadurecer e acho que aos poucos estamos indo. Temos que aceitar que em nossa rotina sempre tentamos dar 'um jeitinho'. Dar uma enganada, levar vantagem. Não acatamos as leis se não nos interessa. Desrespeitamos as tais leis, sejam dadas por homens ou até por deus, caso você acredite em um. 

Enquanto esse ambiente de 'tudo pode' continuar, nossos representantes continuarão com altos índices de corrupção e patifaria! Se você molha a mão do guarda, por que o parlamentar não pode fazer acordos com empreiteiras? Se você estaciona em vaga para cadeirantes, por que o parlamentar não pode fazer caixa dois?
São as pequenas maldades de cada dia que determinam os péssimos exemplos de quem está lá em cima. Claro que não justificam, mas entra na conta.

A educação é a chave. A maioria aceita isso, mas não dá a devida atenção.O caso é que educação, conscientização e ação levam tempo. Em uma das últimas eleições para presidente o então candidato Cristóvam Buarque 'só' falava em educação, em uma tal revolução silenciosa. Virou motivo de chacota, De escárnio. Diziam: "Eu lá quero saber sobre algo que irá dar frutos daqui a alguns anos?! Eu quero saber é de agora!"

Concordo que algumas coisas devem ser emergenciais, mas as pessoas esquecem que para uma mudança efetiva ocorra ela precisa de tempo. Estamos acostumados a acreditar em passe de mágica, em milagreiro, em Pai dos Pobres. E realmente temos muitos Pais dos Pobres, mas pobres de espírito.

Não é fácil e não será rápido. Mas, você e eu podemos e temos que começar já. Pois as pessoas são mais importantes. Nós somos mais importantes. A maioria que está no poder, colocada lá por seus eleitores, não pensa assim e sente um tipo de aval por parte da população quando cometem seus crimes. Portanto, mais uma vez, mude você primeiro naquilo que acha que pode ser melhor e mostre para o canalha lá de cima que vocês não estão no mesmo time.