quarta-feira, 10 de agosto de 2011

João Sorrisão x #foraricardoteixeira - O que incomoda mais?





Reproduzindo post do blog de Xico Malta!


Leia, abaixo, o post publicado no blog da campanha #ForaRicardoTeixeira.

Neste fim de semana, a TV Globo lançou em suas plataformas online e direcionado para os colaboradores e o publico em geral, um documento que tem em sua essência a necessidade de transmitir certa transparência em termos do jornalismo que é realizado pela emissora carioca. (Leia aqui a integra do documento)

Em trecho inicial do texto diz:
“Com a consolidação da Era Digital, em que o indivíduo isolado tem facilmente acesso a uma audiência potencialmente ampla para divulgar o que quer que seja, nota-se certa confusão entre o que é ou não jornalismo, quem é ou não jornalista, como se deve ou não proceder quando se tem em mente produzir informação de qualidade.”
“É possível que, para a maioria, ele não traga novidades. Se isso acontecer, será algo positivo: um sinal de que a maior parte das pessoas reconhece uma informação de qualidade, mesmo neste mundo em que basta ter um computador conectado à internet para se comunicar.”
Nesta introdução, a gente nota que a Globo tem se incomodado com algo que vem de um lugar onde não se faz jornalismo ou há confusão do que é jornalismo feito por alguem que esteja em qualquer lugar do mundo tem um computador conectado a internet.
De acordo com esse Texto a Globo diz que jornalismo é :
“De todas as definições possíveis de jornalismo, a que as Organizações Globo adotam é esta: jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. Qualquer fato e qualquer pessoa: uma crise política grave, decisões governamentais com grande impacto na sociedade, uma guerra, uma descoberta científica, um desastre ambiental, mas também a narrativa de um atropelamento numa esquina movimentada, o surgimento de um buraco na rua, a descrição de um assalto à loja da esquina, um casamento real na Europa, as novas regras para a declaração do Imposto de Renda ou mesmo a biografia das celebridades instantâneas.”
“Dito isso, fica mais fácil dar um passo adiante. Pratica jornalismo todo veículo cujo propósito central seja conhecer, produzir conhecimento, informar. O veículo cujo objetivo central seja convencer, atrair adeptos, defender uma causa, faz propaganda.”
Esse é só o trecho inicial deste extenso e controverso – em minha opinião – texto da Globo.
Recomendo a você que o leia todo e veja que muito do que é dito e pregado por eles, não é posto em prática. Pelo menos não atualmente em relação ao #foraricardoteixeira
E então, hoje o apresentador do Globo Esporte de São Paulo, @tiagoleifert twittou link para o seguinte artigo :
Neste texto, o autor @gpoli defende a brincadeira criada pela emissora, o João Sorrisão e diz que muito foi falado, muitas criticas chegaram inclusive ”campanhas” #forajoaosorrisao e similares. 
A constatação dele foi de que é tudo brincadeira, e mais bobo que o próprio brinquedo é quem se incomoda.
O que nos espanta é a postura da Globo.
Desde que foi inventada e se tornou potência na comunicação nacional tenta impor à população jargões, modas, tendências e comportamentos. Mas quando é questionada o telespectador se torna o chato, o bobo e o cara que ”não tem censo de humor”.
As pessoas não tem, afinal, direito de decidir o que gostam ou não? 
Eu particularmente nada tenho contra o João Sorrisão, acho até que o futebol tem se tornado muito sério e é válido qualquer tipo de brincadeira e mudança para o bem do folclore e alegria do futebol. Mas o que está em pauta aqui é o que a Globo tem feito…
Para explicar: afinal o que tudo isso tem a ver com Ricardo Teixeira?
O Jornalista da Rede Globo, dois dias depois do lançamento do documento duvidoso que fala sobre transparência e exemplo no jornalismo, faz um texto enorme para polemizar sobre um João Bobo que a rede de TV que paga o salário dele impõe que as torcidas gostem. (E se olharem nos comentários, é unânime o desgosto com relação ao personagem).
Outro ponto de atenção é: O Jornalista comenta sobre ”campanha” fictícias para tirar o João Sorrisão do ar.Mas em que momento algum dos jornalistas dessa emissora/portal/jornal falou com tamanha seriedade sobre a campanha #foraricardoteixeira ???
Sobre isso podemos levantar dois pontos preocupantes:
1 – Será que uma campanha de brincadeira sobre uma outra brincadeira é realmente mais importante do que corrupção e escândalos do presidente de uma entidade?
2 – Ou será que a emissora em questão não tem o menor interesse em noticiar os movimentos que a internet tem feito contra Ricardo Teixeira.
E se for isso, qual seria a razão? Em que parte disso entra o belo texto que foi feito para os jornalistas da empresa (que ignoram a campanha) está concebido :
jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. Qualquer fato e qualquer pessoa: uma crise política grave, decisões governamentais com grande impacto na sociedade, uma guerra, uma descoberta científica, um desastre ambiental, mas também a narrativa de um atropelamento numa esquina movimentada, o surgimento de um buraco na rua, a descrição de um assalto à loja da esquina, um casamento real na Europa, as novas regras para a declaração do Imposto de Renda ou mesmo a biografia das celebridades instantâneas.”
Temos que pensar um pouco.