sábado, 5 de março de 2011

O Carnaval por Cronicamente Inviável



Gostou? Espero que pelo menos você pare para pensar. Estamos no meio de uma festa que é um dos símbolos de nossa nação. Símbolo importante, tanto quanto o futebol. Mas gostaria de falar sobre o primeiro. Acho que este trecho do filme "Cronicamente Inviável" de Sérgio Bianchi, nos traz uma visão bem interessante e indigesta. É duro ouvir que muitas vezes, sem perceber acaba-se agindo como um idiota, manipulável que ainda agradece por tudo isto. As festas de massa, que um dia foram do povo, não são mais há muito tempo.

"O que resta para Josilene são alguns segundos de glória, o suficiente para sentir e se convencer que a dominação é importante..."

Sem dúvida que o Carnaval é importante, alguns de nossos maiores compositores eram do meio (Noel Rosa, Lamartine Babo, Geraldo Filme, Adoniran Barbosa, por exemplo). Não se discute isso. Agora, o que se faz com esta festa em nome de migalhas jogadas aos cães, digo, ao povo é terrível. Não sei em que momento da história nos tornamos tão passivos, capazes de suportar rindo todo e qualquer desmando e humilhação mas sei que quem está em esferas digamos, superiores, souberam muito bem como se aproveitar, como institucionalizar o que era popular. Pegaram algo que era meu e seu, convenceram que deveríamos pagar e, é claro, sempre sorrindo. É o espírito de toda brasilidade!!

Vemos como é fácil para políticos usar eventos como esse para se manterem no poder financiando escolas de Samba, a mídia dando toda a ênfase para apenas um dos lados, artistas e pseudos se aproveitando para aparecer e trair aqueles que estão sempre atentos a tudo que dizem (seu público), vendendo caro a ideia de que se você não está lá, se não tem seu abadá é um looser como diriam os estadunidenses. É ouro dos tolos. Pois você tem toda essa porra, mas não tem saúde, não tem educação, não tem segurança, não tem transporte, não tem emprego, não tem cidadania, não amor próprio, não tem vida, não tem nada. Vai para a festa, como convidado de terceira classe. E todos estão felizes. Que haja festa. Mas desde que seja minha, sua e não de meia dúzia que ri de todos nós. que nos tem em suas mãos.

Mas por enquanto "nos convencemos que a dominação é importante!"

sexta-feira, 4 de março de 2011

O trânsito e você: tudo há ver!!

Veja você. Não sei o que pensa, mas estou realmente vendo o Caos em toda a parte! Em Santo André - SP na área exata de confluência de um lado para o outro da cidade está tudo desmoronando no rio Tamanduateí! Culpada? A chuva, certo! ERRADO!!!! Como você bem sabe, todo ano na mesma bendita época chove muito. Onde está a manutenção, os altos impostos que são cobrados? Segunda-feira a cidade travou!! Os carros não andavam para frente nem para trás! O que mais poderia ter causado tal transtorno além da imprevisível chuva? Isso! O excesso de carros!! É carro demais, meu filho!! Todo mundo cai na história de que ter um carro fará sua vida melhor. Será? Sim. Se você usá-lo dentro do seu bairro, para ir à padaria, buscar as crianças no colégio (do bairro). Para andar no Centro, tem que ser nos horários que não os de pico (ainda existem)?

Uma vez conversei sobre isto com uma pessoa, que essa facilidade deveria ser revista, de se adquirir automóveis, pois há muito tempo já se fala sobre o "maior engavetamento do mundo" que irá ocorrer não só em São Paulo mas em sua região metropolitana e outras grandes capitais do país. Ele discordou, dizendo que as pessoas tem o direito de comprar o que quiserem, pois o dinheiro é seu e é por isso que elas trabalham. Mais uma vez, lancei uma idéia impopular pois fizeram coro as pessoas quem estavam por perto. Ele falou do direito individual. Mas, e o coletivo? O bem estar de um não pode sobrepujar o bem estar coletivo!! Esse pensamento (o individualismo) é colocado em nossas mentes e corações desde pequenos. Ter, possuir, comprar... . Ser por ter e nunca ser por ser.

Vamos nos cegando cada vez mais. Abraçando o Sistema da mesma forma que um homem abraçaria uma serpente. Por que ao invés de corrermos para uma concessionária com cara de Homer Simpsom ou Peter Griffin e nos afundarmos em dívidas de 60, 70 vezes (lembrando que o carro é apenas seu de fato quando quitar a última parcela) não nos unimos para reividicar melhor transporte público? Por cansaço? Mas e as horas extras, o trabalho levado para casa para produzir mais, ganhar mais? Para isso sempre há tempo. Mas para ajudarmos uns aos outros? Não! Logo se pensa: - O que eu ganho com isso? Pois é...


No começo, disse que estou vendo o Caos realmente tomando conta. E isso é bom! Acredito que irá ajudar a muitos a entender que fazemos parte de uma grande engrenagem. Tá! Meio brega.
Mas acho que é por aí. Pois valores hoje taxados por muitos como antiquados (mesmo que não digam) - educação, compaixão, solidariedade, coletividade, honra, etc - deveriam estar mais em evidência.