segunda-feira, 25 de julho de 2011

Campanha #foraricardoteixeira e #falaglobo Incomoda Muita Gente

Se você não esteve fora do planeta ou em outra dimensão através de um desdobramento astral deve ter ouvido falar da desastrosa entrevista do Poderoso Chefão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo "Palpatine" Teixeira à revista Piauí em que entre outra coisas disse "Estou cagando um montão para essas denúncias" mostrando de forma categórica que neste país chora menos quem pode mais e que ideias do tipo "você sabe com quem está falando" ainda é algo muito corriqueiro entre os nativos de terra brasilis.

O fato é que a coisa repercutiu. E muito. No Twitter estão em pleno vapor as campanhas #foraricardoteixeira e #falaglobo, já que Teixeira disse que se preocuparia somente se alguma denúncia contra ele aparecesse no Jornal Nacional. Que por enquanto não deu um pio sequer. Coisa para deixar mestre Armando Nogueira de cabelos em pé se ainda estivesse entre nós.

Também resolvi dar minha contribuição. Entrei no Twitter e fiquei de olho nas tuitadas. Então  surgiu algo inusitado: o "jornalista formado" (sabe-se lá onde) Luiz Ademar Jr. que trabalha para o Sportv da Rede Globo perdeu a compostura com aqueles que questionavam a postura da Globo e de seus jornalistas diante das afirmações de Ricardo Teixeira. Foi um verdadeiro festival de palavrões! Para se ter uma ideia, 'tomar no cu' foi o mais leve. No meio da conversa também estava o blogueiro Xico Malta que por sua vez foi bastante ofendido. No dia seguinte aos vitupérios e interjeições, Xico postou tudo em seu blog inclusive a parte que me toca.

Alguém que se intitula jornalista tem que ter no mínimo argumentos para defender aquilo que acredita sem baixar o nível. Saber dialogar é fundamental. Aí não importa sua profissão. Questão de respeito pelo próximo. O dito jornalista Luiz Ademar Jr., para mim simplesmente é um reflexo daquela que lhe paga todo fim de mês. Que como Teixeira acha que está acima do Bem e do Mal. Não é bem assim. Não pode ser. Não posso acreditar nisso. Não posso crer que somos tão apáticos ao ponto de caras desse tipo (Ricardo Teixeira) dizer que está "cagando um montão" pra mim e pra você e que nada faremos! 

Que somos bons apenas para mobilização sobre votação de quem sai e quem fica em reality show! Aliás, se aquilo é um tipo de demonstração de realidade "prefiro acreditar no mundo do meu jeito."

Essas campanhas não são apenas para quem torce para um time de futebol mas também para quem se importa com aquilo que é certo, com aquilo que é justo, que fica indignado toda vez que pega ônibus, trem ou metrô lotados e viaja de forma humilhante por saber que há desvio de verba pública. Que fica meses e até anos na fila do SUS sabendo que não é atendido antes pelo mesmo motivo. Por saber que a notícia que chega na sua casa chegou picotada como no inferno imaginado por George Orwel em 1984!

É do interesse de todos nós! Acredito que este seja um momento ímpar de nossa história. Talvez pela primeira vez em muito tempo, o povo esteja entendendo que o poder esteja mais próximo do que imagina. Basta olhar para suas mãos.

Para saber mais sobre o caso acesse o site da Frente Nacional dos Torcedores. Um grupo apartidário que resolveu tomar iniciativa. Acompanhe também o blog do Xico Malta que não deixa passar nada.

Pra cima deles! #foraricardoteixeira #falaglobo