sábado, 5 de março de 2011

O Carnaval por Cronicamente Inviável



Gostou? Espero que pelo menos você pare para pensar. Estamos no meio de uma festa que é um dos símbolos de nossa nação. Símbolo importante, tanto quanto o futebol. Mas gostaria de falar sobre o primeiro. Acho que este trecho do filme "Cronicamente Inviável" de Sérgio Bianchi, nos traz uma visão bem interessante e indigesta. É duro ouvir que muitas vezes, sem perceber acaba-se agindo como um idiota, manipulável que ainda agradece por tudo isto. As festas de massa, que um dia foram do povo, não são mais há muito tempo.

"O que resta para Josilene são alguns segundos de glória, o suficiente para sentir e se convencer que a dominação é importante..."

Sem dúvida que o Carnaval é importante, alguns de nossos maiores compositores eram do meio (Noel Rosa, Lamartine Babo, Geraldo Filme, Adoniran Barbosa, por exemplo). Não se discute isso. Agora, o que se faz com esta festa em nome de migalhas jogadas aos cães, digo, ao povo é terrível. Não sei em que momento da história nos tornamos tão passivos, capazes de suportar rindo todo e qualquer desmando e humilhação mas sei que quem está em esferas digamos, superiores, souberam muito bem como se aproveitar, como institucionalizar o que era popular. Pegaram algo que era meu e seu, convenceram que deveríamos pagar e, é claro, sempre sorrindo. É o espírito de toda brasilidade!!

Vemos como é fácil para políticos usar eventos como esse para se manterem no poder financiando escolas de Samba, a mídia dando toda a ênfase para apenas um dos lados, artistas e pseudos se aproveitando para aparecer e trair aqueles que estão sempre atentos a tudo que dizem (seu público), vendendo caro a ideia de que se você não está lá, se não tem seu abadá é um looser como diriam os estadunidenses. É ouro dos tolos. Pois você tem toda essa porra, mas não tem saúde, não tem educação, não tem segurança, não tem transporte, não tem emprego, não tem cidadania, não amor próprio, não tem vida, não tem nada. Vai para a festa, como convidado de terceira classe. E todos estão felizes. Que haja festa. Mas desde que seja minha, sua e não de meia dúzia que ri de todos nós. que nos tem em suas mãos.

Mas por enquanto "nos convencemos que a dominação é importante!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário