quinta-feira, 24 de junho de 2010

"People, man. People."

O título me veio de uma lembrança de uma das útimas falas do ótimo filme CRASH. Assistam. Primeiro o vídeo que postei. Depois Crash. Abraço.

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html

Mais uma pro Dunga

Dunga se desculpou. Calma. Desculpou-se pelo modo como colocou seu ponto de vista e não por sua atitude em si. Muito bom. Não se pode dar armas ao inimigo. Mas Dunga... ainda te acho chato, mal-educado, etc,etc. Só que não é que tô revendo meu ponto de vista? Vejamos os próximos movimentos.

Mudando de assunto, quero recomendar a visita ao blog de um cara que admiro muito. Jorge Kajuru. Muito contundente em suas opiniões, exerce como poucos sua profissão que é o jornalismo. Você pode concordar ou não com ele só que ele tem que ser respeitado. E muito. Vão lá.
http://www.midiasemmedia.com.br/kajuru/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Eu disse. A coisa pode tomar grandes proporções. Se quisermos.

Leiam o artigo do jornalista Luciano Mrtins Costa do Site Observatório da Imprensa:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=595JDB021

terça-feira, 22 de junho de 2010

Um fim de semana muito bom

Veja você. Querendo ou não, gostando ou não o predomínio do assunto futebol é total.
Insclusivi juntamente com meus manos assino o La partita di pallone, aqui no Blogger.
Confiram.

Bom, mas o que realmente quero falar - e por isso uso esse espaço - é que nas entrelinhas ou entre as quatro linhas, tivemos alguns assuntos que não são comuns no mundo da pelota. Começou com o treinador da Seleção brasileira no maior "arranca-rabo" com Alex Escobar da poderosa Rede Globo. Se não viu procura no You tube - com os tags acima e se vira - . A coisa aparentremente sendo só mais um capítulo Dunga vs. imprensa é muito mais que isso. Pelo menos essa é minha percepção.

Fatos como o "melhor trote dos últimos anos" o CALABOCA GALVÃO no Twitter são mostras de que talvez, repito, talvez o brasileiro esteja tentando colocar suas manguinhas de fora. Veja, me parece que muito mais que irritado com o já citado repórter global, Dunga, que poderia muito bem ser o Zangado ou até um novo anão... o Mal-educado, ele se irritou muito mais com a forma como tudo vem sendo levado quanto a relação CBF e Globo. No dia da coletiva para anunciar os 23 convocados ficou claro pra todos que houve um privilégio para o Tino Marcos, por exemplo, que é da Globo e uma pequena retaliação ao Cícero Melo da ESPN. Na mesma noite Dunga estava no Jormal Nacional ao lado do irritante Casal 20 do telejornal que, vejam vocês, se iniciou com mestre Armando Nogueira.

Ele foi muito criticado por isso e com razão - além do ridículo discurso pseudo-patriótico-. Muito bem, já na Copa no meio dessa primeira fase, advertiu Robinho por dar "uma exclusiva" a Mauro Naves da... isso, da Globo. Sempre digo que pode-se não gostar de Dunga. Ele é tão mal educado como Murici Ramalho, chato, privilegia o resultado somente, não dando chance ao nosso futebo-identidade-arte. Tudo isso é verdade (pra mim),MAS - lá vem o mas - é um cara que acredita no que faz e no que fala. Li uma declaração sua de mais ou menos 20 anos atrás em que ele dizia que esse negócioi de jogar bonito é coisa pra inglês ver. Seria uma armadilha que europeus nos jogavam, para lustrar nosso ego e nos vencer. Finalizando disse que 1x0 é goleada. Está na Placar comemorativa de 40 anos. Sempre pensou assim.

Sendo assim, tão irascível, não aguentou o cabresto global. Estourou. Quem estava na frente? Alex Escobar. E o engraçado é que isso foi meio que acatado pelas pessoas comuns ( viva a anarquia!). Da mesma forma que houve grande apoio a campanha CALABOCA GALVÃO está havendo ao técnico Dunga, que poderia agir de outra maneira, sim mas (olha o mas aí de novo) não agiu. É humano.
Posso estar exagerando - faço isso algumas vezes. Muy latino! - mas os brasileiros poderiam ver essa atitude de Dunga como um grande CALABOCA GLOBO! Chega dessa grande dominação não somente na audiência mas no modo como esse sistema de comunicação entra em nossas casas,modo de pensar , falar vestir e passivamente, aceitamos. O problema não foi só o jeitão arrogante de Galvão Bueno mas sim aquilo que ele representa.

Na saudosa série Família Dinissauros existia uma grande multinacional que a tudo dominava chamada Nós dissemos SIM. Acho uma grande alegoria. Pois NÓS, brasileiros dizemos sim a tudo. Nos contentamos a reclamar na fila do Banco. Já tivemos, nós brasileiros, um espírito mais crítico, aguerrido. Procure saber sobre isso. No séc. 19, início do Séc. 20 e parou no início dos anos 70. Aquilo ou aquele momento histórico nos parou. Engraçado que não houve o mesmo no resto da Am. Latina. Essa passividade. Passam a mão na nossa bunda e rimos. Gonzaguinha sabia.
Que possamos com esse fato, aparentemente esportivo, sirva para algo mais.

O outro caso foi entre Kaká e Juca Kfouri. Dois caras que respeito. Um cristão. Outro Ateu. Os dois xiitas. Kaká acusou Juca de persegui-lo por causa de sua religião. Juca diz que persegue sim o marketing religioso que o jogador e mais alguns fariam dentro da Seleção.
Acho que há um pouco de razão para cada. Na minha opinião.
Kaká abusa sim, juntamente com Lúcio e outros da sua propaganda religiosa. E Juca gosta de cutucar sim o camisa dez. Vira uma questão ideológica. Muitos criticam Juca duramete dizendo que ele mistura futebol com política. Nós seres humanos adoramos puxar a sardinha pro nosso lado. Seja qual for. Temos que ter consciênca disso. Sem mocinhos. Sem bandidos.